Um dos maiores prazeres que tenho no meu tempo livre é cozinhar. Testar novas receitas ou até mesmo experimentar novos sabores nos pratos que já sei fazer é algo que gosto bastante. Principalmente quando dá certo.
Para isso, eu assisto alguns vídeos no YouTube e, entre tantos canais que existem sobre o tema, um dos meus preferidos é do do Alex Atala. Fico encantado com o carinho e dedicação que ele aplica nos preparos e como ele coloca as técnicas de um jeito que até quem nunca ferveu água se sente totalmente capaz de preparar qualquer prato.
Num dos vídeos de receitas que vi ele fazer, ele disse uma coisa que me chamou a atenção: “os bons chefes são realmente testados com pratos simples”. Ele citava exemplos, dizendo que um chefe da culinária francesa deve ser capaz de fazer uma boa omelete, um chefe da culinária italiana, um bom espaguete ao alho e óleo.
O clássico arroz com feijão seria algo adequado se quisermos trazer essa situação para o nosso dia a dia. Aquele arroz soltinho acompanhado do feijão cheiroso e bem temperado são irresistíveis e marcam presença em qualquer refeição.
A explicação para isso é que esses pratos têm poucos ingredientes e, dessa maneira, possíveis erros durante o preparo são impossíveis de serem disfarçados.
O simples não permite erros
Quer entender como isso pode fazer parte do seu trabalho? Releia esse texto trocando o meu passatempo pelo que você precisa fazer, o excelente Alex Atala por algum profissional referência na sua área de atuação e a conversa sobre pratos e ingredientes pelas ferramentas que você tem à disposição.
Simplifique ao máximo e o arroz com feijão que você entrega todo dia também vai ganhar um sabor especial para quem recebe.